Pular para o conteúdo principal

Tira-dúvidas da pesquisa

Este é um espaço para tirar dúvidas sobre pesquisa científica. À medida em que vou respondendo dúvidas de vocês (da sala de aula, postadas nos comentários, enviadas por e-mail ou pelo Facebook), vou selecionar as melhores e postar aqui, para ajudar a todos os demais. Só identifico o(a) autor(a) da dúvida se ele(a) permitir, ok?


Dúvida 2 - Manaces Silva, 2º ano de Jornalismo

Quero fazer o meu artigo sobre a possibilidade de criação de um telejornal para o público infantil, não estou encontrando bibliografias sobre o tema. Posso fazer o meu artigo baseado em outros artigos?
Você precisa ter ao menos quatro livros que fundamentem a pesquisa. Você pode acrescentar artigos científicos também, mas precisa ter os livros antes. Se não achar, desista do tema e faça alguma coisa em cima de livros que você já conhece e gosta.

Dúvida 1 - Bruna Genaro, 2º ano de Jornalismo
Pensei em abordar o tema da linguagem corporal no jornalismo. Você acredita que é um tema relevante? Trabalho e estudo, então minha rotina é muito corrida, não tenho muito tempo de sobra. Você acha que esse tema vai ser muito difícil ou vai me tomar muito tempo?
O tema é muito relevante e pode ser feito sim. A dica mais prática e imediata é esta: só faça a pesquisa da disciplina sobre um tema que você tenha encontrado em pelo menos quatro livros (ou capítulos de livro). Já achou esses livros? Se sim, siga em frente. Se não, tente correr atrás nas próximas duas semanas desses livros. Se não achar, desencane, esqueça o tema e tente outro que você tenha encontrado em pelo menos quatro livros.

Já li muitos livros sobre linguagem corporal, mas nenhum aborda a ligação com o jornalismo. Precisaria procurar um livro mais especifico então? Não precisa ser livro sobre linguagem corporal no jornalismo. Pode ser um livro somente sobre linguagem corporal que te permita extrair muitos dos conceitos dali para pensar o jornalismo. Você é quem vai fazer a ponte, conectando as últimas descobertas sobre linguagem corporal com o jornalismo. Esse é o trabalho da pesquisa.