Pular para o conteúdo principal

Provas de Cibercultura

Para a semana que vem, as provas de Cibercultura (para todas as turmas) serão sobre os seis textos estudados na disciplina. A ideia da prova é ver a capacidade que os alunos têm de articular as ideias dos textos lidos com outros textos. Por isso, haverá questões como esta (exemplo):

Questão:
Abaixo está um trecho extraído de um artigo – não discutido na disciplina – que comenta um dos textos estudados na disciplina. Após a leitura, aponte qual é o autor comentado:

“Como Fulano, defende-se aqui que a emergência das novas tecnologias digitais, e, neste caso não somente os computadores, mas a TV, os terminais bancários eletrônicos, os cartões magnéticos, os aparelhos de telefonia celular, enfim, todo este aparato “tecnológico”, hodiernamente presente em nosso cotidiano, tem balizado os processos de subjetivação e constituição dos sujeitos nas suas relações com estas tecnologias e através destas tecnologias. Entretanto, não sugiro que [...] essa cibercultura [seja] uma espécie de conseqüência, em última instância, de tipo evolutiva, que surge a partir do que ele chama de relação simbiótica entre cultura, sociedade e novas tecnologias de base eletrônica, como se houvesse uma espécie de experiência laboratorial, onde, com uma boa dose homogênea de cultura contemporânea, outra de cultura técnica, outra de sociedade, fizesse-se uma mistura que resultasse a cibercultura, que nessas condições para assumir forma e substância.” (SEGATA, Jean et. al. Admirável mundo novo? A cibercultura e os apocalípticos e apologéticos do ciberespaço. Revista Caminhos, p. 19-20, 2011, com edições)


a) André Lemos
b) Ciro Marcondes Filho

c) Eugênio Trivinho
d) Pierre Lévy
e) Tales Tomaz