Disciplinas



0 comentários
Atualmente, ministro as disciplinas de Cibercultura, Teorias da Comunicação, Produção Científica e Jornalismo Econômico.

Produção científica
Textos sugeridos:

Cibercultura
Textos da disciplina de 2012:
  • LEMOS, André. Cibercultura: alguns pontos para compreender a nossa época. In: LEMOS, André; CUNHA, Paulo (Orgs). Olhares sobre a cibercultura. Sulina: Porto Alegre, 2003. p. 11-23.
  • LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
  • MARCONDES FILHO, Ciro. Sociedade tecnológica. São Paulo: Scipione, 2004.
  • TRIVINHO, Eugênio. A dromocracia cibercultural: lógica da vida humana na civilização mediática avançada. São Paulo: Paulus, 2007.
  • TOMAZ, Tales. Comunicação e cultura como vetores da velocidade tecnológica na pós-modernidade. Acta Científicav. 20, Engenheiro Coelho, 2011, p. 11-22.
  • TOMAZ, Tales. Sujeito-marca: a lógica de mercado dos relacionamentos sociais no cyberspace. In: NOVAES, Allan; KUHN, Martin (Orgs.). O universitário cristão na sociedade de consumo. Engenheiro Coelho: Unaspress, 2010. p. 151-161.

Teorias da Comunicação
Textos sugeridos:
  • HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. 
  • HOHLFELDT, Antonio, MARTINO, Luiz C., FRANÇA, Vera Veiga (Orgs.). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2007.
  • HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
  • KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru: Edusc, 2001.
  • MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.
  • MATTELART, Armand; MATTELART, Michèle. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999.
  • MERTON, Robert; LAZARSFELD, Paul. Comunicação de massa, gosto popular e a organização da ação social. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
  • OROFINO, Maria Isabel. A ficção nossa de cada dia: para uma leitura crítica da telenovela pautada por uma teoria das mediações. Comunicação & educação, ano XIII, n. 2, p. 103-113, mai./ago. 2008.


Jornalismo Econômico
Texto da disciplina de 2012:
  • REICH, Robert. Supercapitalismo: como o capitalismo tem transformado os negócios, a democracia e o cotidiano. São Paulo: Elsevier, 2008.

0 comentários:

Postar um comentário